LOGO TURISMO E AFINS

domingo, 9 de março de 2014

DESCOBRINDO DESTINOS TURÍSTICOS ATRAVÉS DE FILMES

Os filmes tem a incrível capacidade de nos fazer viajar. Alguns cenários são fictícios, criados em estúdio, e outros são reais. Com certeza, você já teve vontade de viajar só para conhecer um destino que passou nas telas do cinema, não é mesmo? Pois bem, alguns lugares são realmente incríveis e ficaram famosos mundialmente porque foram cenários de filmes. Neste texto, vamos conhecer alguns locais bem diferentes e que são uma ótima opção para viajantes em busca de novidades e aventuras. O que vocês acham?


Angkor Wat, Camboja.
Cenário do Filme Lara Croft: Tomb Raider (2001).

As ruínas de Angkor Wat se estendem por cerca de 200 km² no oeste do Camboja. Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atração turística. Em 14 de dezembro de 1992 foi declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. A cada ano, o local recebe cerca de 1 milhão de visitantes. O templo Ta Prohm foi usado nas gravações do filme Tomb Raider, com Angelina Jolie como Lara Croft.



Bran Castle, Transilvânia (Romênia).
Cenário do Filme Drácula (1992).

A Transilvânia, na Romênia, abriga o famoso Castelo do Conde Drácula, o Bran Castle. Por volta de 1430, nasceu o príncipe Vlad III Draculea, ou Vlad Tepes, que defendia a região de invasores. Diz a lenda que, após matar os inimigos, ele bebia o sangue deles. O escritor irlandês Bram Stoker se inspirou na história e lançou o livro Drácula, em 1897. Com isso, vários filmes foram feitos baseados na história da existência de uma criatura que empalava pessoas.
O local das filmagens é um museu aberto ao público e exibe peças de arte e mobiliário colecionados pela Rainha Maria, que já morou no local. Nas cidades próximas, há outros cenários que merecem a visita, como a Ponte das Mentiras e a Igreja Negra, a maior igreja gótica do país. O visitante pode ainda passear de teleférico e ir até o topo da montanha Tamp.
Site oficial: http://www.bran-castle.com/




Hobbiton, na Região Waikato – Nova Zelândia.
Cenário do Filme O Senhor dos Anéis (A trilogia).

A cerca de 160 quilômetros de distância de Auckland encontra-se a zona rural de Matamata, que, devido às colinas verdes e ao ambiente calmo, serviu como o lugar ideal para encenar Hobbiton, a vila dos Hobbits, na famosa trilogia O Senhor dos Anéis. A vila do personagem Frodo Bolseiro, um dos protagonistas da série, foi toda construída em uma fazenda de 485 hectares. Lá, foram criadas mais de 40 casas de hobbits, além de um moinho, para compor o cenário. Contudo, a construção não desapareceu após o fim das filmagens, como acontece normalmente. Todo o cenário foi mantido e, desde 2001, Hobbiton é atração turística aberta, com passeios de até duas horas. Há opção de hotelaria, incluindo o mesmo e icônico pub onde os personagens costumavam se reunir. Em Hobbiton, os visitantes podem encontrar a verdadeira atmosfera da aldeia que fez tanto sucesso nas telas, e os fanáticos pela trilogia podem sentir de perto como é viver no condado dos hobbits. 





Honolu Valley, Havaí
Cenário do Filme Piratas do Caribe 4 – Navegando em Águas Misteriosas (2011)

Com uma rica e variada paisagem natural, a Ilha Kauai, a quarta maior do arquipélago do Havaí, serviu de locação por causa dos vales, das montanhas e das praias. A ilha também recebeu as produções de Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas.
As principais programações turísticas de Kauai envolvem atividades em contato com a natureza, como snorkel, caiaque e zipline. Alguns pontos são acessíveis apenas por trilha, por mar ou via aérea, o que dá a oportunidade de explorar a ilha ainda mais a caminho de destinos novos. Lá está também o Cânion Waimea, considerado o "Grand Canyon do Pacífico", que oferece uma vista panorâmica de diversos vales.



Istambul, Turquia.
Cenário do Filme 007 – Operação Skyfall (2012)

O último filme do Agente 007, Operação Skyfall, começa com uma intensa perseguição pelas ruas de Istambul. No caminho de Bond atrás do vilão, podemos ver alguns dos principais pontos turísticos da cidade turca como o Grande Bazar, construído no século 15, um dos maiores mercados do mundo, onde é possível comprar tapetes, joias, lumiarias, roupas e sapatos, e a Basílica de Santa Sofia, remanescente da época bizantina e conhecida pela bela arquitetura. Como maior e mais desenvolvida cidade da Turquia, Istambul chama a atenção por ser considerada um ponto de encontro de culturas, com numerosas sinagogas, mesquitas e igrejas, além de construções antigas e bairros tradicionais. 




Tattooine, Tunísia.
Cenário do Filme Stars Wars.

Os fãs de Star Wars podem conhecer Tattooine, planeta natal de Anakin Skywalker, sem precisar deixar a Terra. A província de Tataouine, no sul da Tunísia, foi usada para gravações dos filmes da saga de George Lucas, e é possível até hoje encontrar locações originais que se mantém intocadas desde as filmagens, como o cenário da pista de corrida de pods e a cidade de Mos Epa, construída no meio do deserto.
As cidades que serviram de cenário foram: Onk Jamel e Ksar Ouled Soltane.


Por Ana Mazzeto.
Postagem Original em: http://turismodigitalemdebate.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário