LOGO TURISMO E AFINS

sábado, 18 de abril de 2015

NOVOS RUMOS PARA O TURISMO DE CACHOEIRA


          Nos dias 21 e 22 de Março reuniram-se na Cidade de Cachoeira a convite de Sandro Simões, Presidente da Actup (Associação de Condutores do Vale do Paraguaçu), os membros da Associação, o Prof. Walter Fraga, o Secretário de Turismo e Cultura da Cidade, José Luiz Bernardo, seu assessor Gil Sacramento e as Consultoras e Turismólogas da Empresa Turismo e Afins Ana Carla Nunes e Monica Santana, onde puderam neste encontro discutir os novos rumos do Turismo Cultural na região

.



Este encontro serviu para que todos os presentes pudessem repensar as novas práticas e alternativas de renovar o turismo na Cidade. Uma destas ações já pode ser colocada em prática após a reunião, quando saíram em comitiva pela Zona Rural da Cidade, no intuito de conhecer a região e avaliar sua potencialidade turística. Esta visita técnica teve como objetivo perceber a viabilidade de incluir a zona rural tão rica de história e cultura como roteiros turísticos.  

      A programação cumprida pela equipe no 1º dia foi à visitação ao Caonge (Quilombos da Rota da Liberdade) onde puderam discutir com Andreza, assessora de imprensa da localidade as novas possibilidades de integrar o Quilombo a sede de Cachoeira. Em seguida visitaram a região de São Francisco do Paraguaçu, e foram recebidos pelo Sr. Antônio responsável pelo Convento Santo Antonio do Paraguaçu. No 2º dia visitaram o Tororó e a Fábrica de papéis, a região do Tabuleiro e Engenho Vitória, a região fluvial da Bacia do Iguape, Belém de Cachoeira, Balneário da Bica de Belém, Estrada da Água, o Povoado de Capoeiruçu, culminando a roteirização no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, dos Africanos, Igreja do Rosarinho ambos situados no Alto do Rosarinho bairro mais afastado do Centro da Cidade.

Essa atividade de vivência, pesquisa, roteirização e exploração, foi muito importante para os profissionais envolvidos, pois os mesmos puderam discutir alternativas que retomassem os fluxos turísticos da região. O turismo é hoje uma das atividades econômicas que geram impactos muito positivos nas Cidades. Além disso, foi possível verificar as potencialidades turísticas da região e a segmentação de novos roteiros étnicos, históricos, fluviais, arqueológicos e rurais.


A Equipe no Engenho Vitória.



Para o Secretário José Luiz Bernardo é muito importante criar novas alternativas para crescimento do turismo, sobretudo porque a atividade gera renda e emprego na região. O Presidente da Actup valorizou a iniciativa apoiada pela Prefeitura e espera que essa atividade gere bons frutos para o turismo da Cidade.

Vista da Bacia do Iguape.
As Turismóloga Ana Carla Nunes e Monica Santana satisfeitas com este primeiro contato na região acreditam que é possível desenvolver e melhorar o turismo na Cidade e transformar Cachoeira em pouco tempo em uma das Cidades mais visitadas do Estado da Bahia.

Aguardem as próximas atividades!

Texto: Ana Carla Nunes.
Fotos: Monica Santana.

Apoio e Organização: José Luiz Bernardo (Secretária de Cultura e Turismo de Cachoeira), Sandro Simões (Presidente da Actup) e Prefeitura Municipal de Cachoeira.
Links para a Postagem feita pela Secretária Municipal de Turismo: 
https://www.facebook.com/secultcachoeirabahia/posts/405985086239345 










   



Nenhum comentário:

Postar um comentário