LOGO TURISMO E AFINS

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ETNOBIOLOGIA DO AMBIENTE E DOS RECIFES DE CORAIS DE GUARAJUBA-BA

A etnobiologia utiliza os conceitos que as pessoas adquirem ao longo dos anos conciliando experiências que tiveram sobre o ambiente em que vivem ou que é de costume, resgatando e adquirindo informações importantes para o estudo que está sendo realizado. 


Os recifes de corais estão sofrendo ameaças de diversas formas, sendo as ações antrópicas as principais causas da destruição desse ecossistema, em consequência de tal destruição os humanos também sofrem com os recursos que os corais proporcionam a eles. 

O presente estudo visou utilizar o conhecimento da comunidade entrevistada de Guarajuba em relação ao ambiente em que os animais corais se encontram, bem como aos possíveis impactos ambientais que estão ocorrendo na localidade. A partir da realização dos métodos na praia de Guarajuba, os participantes foram escolhidos de forma arbitrária, onde assinaram um termo de consentimento livre e respondiam os formulários com o auxilio de um guia de identificação. 
Os resultados da pesquisa foram organizados em gráficos obtidos com a frequência relativa, os mesmos foram avaliados e verificou-se que a comunidade não relacionou o coral a um animal em nenhum momento, mas tinha entendimento sobre a utilidade dos recifes de corais para eles, ainda assim puderam contribuir com relatos novos sobre alguns impactos causados por coletores de animais marinhos em cima do platô recifal. 
Os resultados mostraram a importância de estudos com os ambientes recifais. Deve ser realizada uma gestão dos recifes locais para que não ocorram prejuízos maiores e acabem destruindo por completo os recifes de corais dessa praia.


Texto de: Carla Juliana S. Dias 87930870/93135181
Gradua
da em Ciências Biológicas - UCSal
Colaboradora do Centro de Ecologia e Conservação Animal - ECOA
http://www.ucsal.br/pesquisa/ecoa/pesq_apresentacao.asp
Professora no Colégio FUTURO.
Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário