( Carlos Drummond de Andrade)
Brinquedoteca é um espaço que proporciona a
criança um ambiente lúdico e prazeroso, estimulando a socialização entre elas.
O brincar, neste ambiente, é entendido como algo natural e essencial ao
desenvolvimento humano, englobando o aspecto motor, cognitivo, social e
emocional do indivíduo.
A
criança que está presente neste ambiente aprende a se relacionar com o outro e
consigo mesma, a trocar, explorar, jogar, brincar, elaborar questões internas,
desenvolver a linguagem e socializar-se. Trata-se de um espaço que coloca ao
alcance do brincante inúmeras atividades que possibilitam a ludicidade
individual e coletiva, permitindo à criança construir seu significado de mundo.
De acordo com a ABBri, uma Brinquedoteca é “um espaço
criado para proporcionar às crianças, oportunidade de brincar de forma
enriquecedora e em que há muitos brinquedos, muita magia, muita criatividade e
as” brinquedistas" prontas a favorecer a brincadeira”.
A brinquedista parte de uma Zona de Desenvolvimento Atual
(ZDA) em que se encontra a criança para alcançar uma possível sustentação da
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), intermediando este processo através das
atividades lúdicas.
Vygotsky (apud COLL, 1978, p. 93-94), ao declarar
que “todas as funções psicológicas superiores se originam com relações entre
seres humanos”, reporta-nos ao seu outro conceito de mediação social, o qual
permite definir o papel da brinquedista. Desta forma, pode-se inferir que o
adulto é o veículo que media a atividade lúdica para a criança.
Em 2005 foi aprovada a Lei Federal 11.104/2005 que
garante às crianças internadas em unidades de saúde, públicas ou privadas,
terem uma brinquedoteca a seu dispor. O brincar se constitui, então, como um
direito infantil, independente da condição em que a criança se encontre.
Existem vários tipos de Brinquedotecas: circulante,
terapêutica, social ou hospitalar, as quais podem ser constituídas como um
espaço para brincar ou para empréstimo de brinquedos.
Segundo Cunha, a Brinquedoteca é “um espaço preparado
para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande
variedade de brinquedos...” “É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir,
a experimentar”.
Na Brinquedoteca utilizam-se brinquedos e brincadeiras
como via de construção para a comunicação expressiva da criança, para o seu
processo de socialização e desenvolvimento.
As brinquedotecas existem com o objetivo de humanização,
o qual a criança é vista como um todo de possibilidades. Neste ambiente, ela é
estimulada a se relacionar com o outro, a aprender a dividir o espaço, a
desenvolver a oralidade, as habilidades psicomotoras, o gosto pela leitura e a
compreensão lógico-matemática, além de compreender a vida, a sua pertença ao
mundo, a estar em exercício da vida e desenvolver a imaginação.
A brincadeira intermédia a criança
no mundo social. Sendo a brincadeira uma das categorias que orienta o ser
humano para ser parte de uma determinada sociedade, tem-se que o indivíduo ao
brincar, estabelece ações interativas entre os objetos e o mundo que o cerca.
No momento em que o sujeito concretiza a ação da brincadeira, ele reconstrói a
realidade de maneira simbólica expressando, assim, uma reação através de uma
ação. Realizando a ação de brincar, o indivíduo transita na elaboração de
questões de ordem emocional.
A brincadeira é uma espécie de “elo”
entre a realidade externa e interna, pois joga com a integridade e a divisão do
ser humano. Ao lidar com o que é real e com o faz-de-conta, a criança não está
apenas propiciando a integração geral de sua personalidade, mas, desenvolvendo
sua capacidade de inversão, está à volta com a problemática da verdade e da
criação de novidades (WINNICOTT, 1975).
Texto e fotos: Rafaela Guimarães rafiusk80@hotmail.com
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